Deus
Antes de começar, informo que está é a minha maneira de pensar. Você tem o direito de pensar de forma diferente, mas entender o ponto de vista do próximo é interessante.
Quem seria Deus?
Deus, segundo o cristianismo, é uma divindade central. Criador da matéria, da vida, de tudo. Um ser supremo, com sentimentos e lógica própria, acima de qualquer lei, acima de tudo.
Já na mitologia grega, deu-se início pelo CAOS. Uma matéria que existia desde tempos imemoriais, sob uma forma indescritível.
A ciência aceita, em sua grande maioria, a Grande Explosão: uma liberação de energia que criou o espaço-tempo.
Podemos tirar algo em comum dos 3 exemplos: uma força superior gerou o universo.
O início de tudo
Quando nos perguntamos "mas qual seria o início de tudo?", temos que deixar de lado qualquer fé, e nos aprimorar em conhecimento e estudo lógico. As famosas cinco vias de Tomás de Aquino visam provar a existência de Deus de forma lógica.
Levando para a física, nós sabemos que um corpo permanece em repouso até que outro corpo exerça uma força sobre o mesmo. Que tal levar isso para o início de tudo?
Primeiro motor imóvel
Supondo o movimento do universo, poderíamos retroagir ao infinito, mas só conseguiríamos explicar o movimento, caso encontrarmos uma primeira força independente que move todos os objetos.
Concluímos acima que, nas 3 teorias, o início de tudo teve um agente/força primário.
Personificação de uma força/divindade
A personificação de Deus e qualquer outra divindade religiosa, pode se explicar como uma maneira de ser mais íntimo com a referente divindade. Quando você tem fé que há uma força superior que quer apenas te fazer o bem, que te fez a sua imagem e semelhança, que te entende, que te dará uma vida eterna, etc. você tem um conforto sentimental altíssimo.
As vezes é duro encarar a realidade.

